Passo a passo completo de como anunciar no YouTube Ads
- Luce Films
- 3 de jan. de 2020
- 4 min de leitura
Atualizado: 5 de jan. de 2020
Já pensou em divulgar seus produtos e serviços na maior plataforma de vídeos online? Com o YouTube Ads você consegue!

O conteúdo em vídeo vem aos poucos dominando a internet. Em 2019, acredita-se que o formato será responsável por 80% de todo o tráfego de dados na rede. Nesse cenário, o YouTube se transformou em uma das maiores plataformas de conteúdo audiovisual. Em quase 20 anos de existência, o site se transformou em uma ótima ferramenta de propaganda, principalmente com a inclusão do YouTube Ads.
Vale a pena anunciar no YouTube Ads?
Os dados não mentem. Os vídeos são a grande tendência na era digital e o YouTube é a melhor plataforma nesse segmento. O site já conta com mais de 1,5 bilhão de usuários ativos todos os meses e apresenta uma taxa de crescimento anual de 50%.
Segundo dados do próprio YouTube, cada usuário gasta, em média, uma hora e 15 minutos assistindo a vídeos na plataforma todos os dias. São 400 horas de conteúdo novo postadas a cada minuto. Somente no Brasil, 80% dos internautas acessam o site diariamente.
De olho nesses números, diversas empresas descobriram que anunciar no YouTube Ads é uma excelente estratégia de divulgação. E são muitas as vantagens dos anúncios nessa plataforma:
As campanhas podem ser segmentadas por região, faixa etária, interesses e muitas outras opções. Assim, é muito mais fácil focar no público que mais interessa à sua estratégia de vídeo marketing.
A plataforma emprega os melhores algorítimos do mundo. A gigante dos vídeos investe pesado no que há de melhor em inteligência artificial. Ao anunciar na plataforma você terá a seu favor os excelentes algorítimos da Google.O pagamento só acontece após o usuário realizar a ação determinada na sua campanha A cobrança pode ser feita por CPV (Custo por Visualização) ou por CPC (Custo por Clique).
Você também escolhe o valor máximo a ser pago por ação e o orçamento total da campanha. Isso representa controle total sobre os seus anúncios.Anunciar no YouTube Ads resulta em aumento no número de seguidores. Pessoas que tem acesso à sua marca através de anúncios podem curtir, compartilhar e se inscrever no seu canal. Investir em propagandas dentro do próprio YouTube é uma ótima maneira de divulgar o canal da sua empresa.
Formas de anúncio no YouTube Ads
Agora que você já conhece as vantagens de anunciar no YouTube, é hora de conhecer a fundo como funcionam as campanhas na plataforma.
Basicamente, existem duas formas de anúncio no YouTube. Os que podem ser ignorados (TrueView) e os que não podem (bumpers). Vamos conhecer mais sobre cada uma delas:
1. Bumper Ads
Sabe aqueles anúncios curtos, que aparecem no começo dos vídeos e que não podem ser ignorados? São os chamados bumpers e são voltados para aumentar o alcance a identificação da marca.
Têm seis segundos de duração ou menos, e devem apresentar uma mensagem simples e direta. Sua cobrança é realizada com base a cada 1 mil visualizações.
É uma opção mais recente, implementada pela plataforma em Agosto de 2016. Mas já vem se tornando um dos formatos mais queridos das grandes empresas e profissionais de marketing.
E os números não mentem. Dados da Google mostram que os Bumper Ads proporcionam um aumento de 48% na lembrança do anúncio. Além disso, palavras-chave destacadas nos vídeos apresentam 123% a mais de interesse em pesquisas.
2. Anúncios TrueView
Os anúncios TrueView, por sua vez, não cobram por impressões incompletas ou aleatórias. O pagamento só é efetivado quando o internauta assiste a todo o conteúdo ou realiza um dos seus comandos.
Ele se divide em dois tipos, video discovery e In-Stream. Vamos conhecer cada um dos dois:
a) In-Stream
Os anúncios In-Stream são aqueles exibidos antes, durante e depois dos vídeos. Aqui o usuário tem a opção de pular a exibição após 5 segundos de visualização.
A cobrança acontece quando o espectador assiste a trinta segundos do seu vídeo ou interage com ele, o que acontecer primeiro.
b) Video Discovery
Já os anúncios vídeo discovery são utilizados em locais de descoberta, como acima da lista de vídeos relacionados do YouTube.
É basicamente uma imagem em miniatura do seu vídeo, acompanhada de um texto convidando o usuário a assisti-lo. Anúncios assim também podem aparecer entre os resultados de pesquisa e na página inicial do YouTube para celulares.
O conteúdo também só é cobrado quando os usuários clicam no seu anúncio e assistem ao vídeo.
Qual formato de anúncio escolher?
Com tantas opções disponíveis, bate aquela dúvida: qual formato de anúncio é o mais indicado? Não existe uma resposta pronta. A escolha vai depender dos objetivos de público e conversão da sua marca.
Para ajudar você na hora de fazer o seu anúncio, separamos alguns pontos importantes:
Anúncios que podem ser pulados, como os In-Stream, possuem maior engajamento. Isso acontece porque o usuário está escolhendo assistir ao seu conteúdo. Mas a conversão com esse tipo de propaganda pode ser um pouco difícil. É preciso prender a atenção do espectador logo nos primeiros cinco segundos.
Ao escolher essa opção, apresente as ideias mais importantes primeiro, e vá revelando o restante ao longo do vídeo.Anúncios video discovery são ótimos para construir confiança em seu público. Como esse tipo de anúncio envolve uma ação por parte do usuário, é ideal para vídeos que abordam assuntos ou problemas vivenciados pelo espectador.
Anúncios de busca também permitem que sua empresa se conecte com usuários em diferentes etapas da jornada de compra. Identifique os clientes e as palavras-chave utilizadas e que indicam interesse em saber mais sobre os seus produtos. Aproveite essa oportunidade para apresentar a sua marca e as soluções que ela oferece no momento certo.
Cada um dos formatos de anúncio pode ser utilizado em sua campanha. Avalie bem os objetivos de vídeo marketing do seu negócio e escolha a melhor forma de se conectar com a sua audiência.
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